29 de Agosto de 2024 – Luanda, Angola | A Africell Mobile Money “Afrimoney” inaugurou, esta quinta-feira, no Bairro Azul, em Luanda, a primeira Agência de Serviços de Pagamento Afrimoney, para atender aos seus agentes, utilizadores e população em geral.
Em Angola, a adopção do dinheiro digital ainda é lenta e a Afrimoney acredita ser importante a existência de uma agência física que desempenhe o papel crucial de fazer a ponte entre as transações tradicionais baseadas em dinheiro físico e a economia digital.
Neste processo de transformação digital, o feedback dos clientes através dos diversos canais digitais (call center, app e agentes) identificou a existência de lojas físicas como uma ferramenta crucial no processo de geração de confiança das populações na utilização dos serviços, permitindo facilitar a adesão aos serviços, esclarecimentos e assistência técnica.
Este ponto de acesso irá, também, assistir os agentes Afrimoney na liquidação, activação, e reactivação de contas, mudança de titularidade, segundas vias, e servirá também para a manifestação de interesse de todos aqueles que ambicionam ser agentes ou comerciantes Afrimoney.
Este passo, que a empresa acredita ser de importante impacto na jornada de inclusão financeira dos angolanos, vem numa altura em que o serviço conta já com mais de 2 milhões de clientes registados e volumes transacionais em rápido crescimento. A expansão da base de utilizadores da Afrimoney em Angola evidencia mais um passo no célere crescimento do Grupo Africell em Angola, no sentido de remodelar e modernizar o panorama digital e financeiro de Angola.
“Para que o dinheiro digital seja bem-sucedido à escala, é necessário que existam elevados níveis de confiança, sensibilização e compreensão”, explica Katia da Conceição, Diretora Geral da Afrimoney Angola.
“Angola não tem um historial na adoção de dinheiro digital, pelo que a nossa prioridade tem sido desenvolver estes aspectos. A divulgação dos serviços, as campanhas de sensibilização, e as formações que fizemos desde o lançamento no ano passado estão a começar a dar frutos, e estamos entusiasmados com o facto de cada vez mais angolanos começarem a sentir os benefícios das ferramentas financeiras digitais no seu dia a dia”, acrescentou.
Para Gonçalo Routar Farias, Presidente do Conselho de Administração da Afrimoney, este investimento está alinhado aos esforços de formalização da economia informal, preenchendo uma importante lacuna relacional que os negócios e plataformas da economia digital têm com a sociedade em geral, dessa forma elevando os níveis de confiança das populações no sector financeiro, como de resto, alinhado no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) do Executivo Angolano.
“Em Angola, muitas pessoas não estão em condições de abrir uma conta bancária por falta de documentos ou acesso a agências bancárias, este tipo de serviços e agências que a Afrimoney traz fornecem um ponto de entrada crítico no sistema financeiro do país”, disse o PCA.
Com a abertura da sua primeira Agência de Serviços de Pagamento, a Afrimoney espera construir confiança, educar utilizadores, proporcionar acessibilidade e apoiar o crescimento geral do ecossistema de dinheiro digital em Angola, servindo assim de via de trânsito entre as economias tradicional e digital.